style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Manhã de sexta-feira foi de muita umidade, mas pouca chuva na cidade
ATUALIZADA: matéria atualizada em 22 de maio de 2020, às 16h04min
O tempo e a pandemia convergem para a mesma recomendação nesta sexta: se possível, fique em casa. A manhã foi de tempo nublado, chuva fina e muita umidade em Santa Maria. Até às 15h30min desta sexta-feira, Santa Maria já tinha acumulado, em média, 86,4 milímetros de chuva nas últimas 48 horas, segundo a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ainda na quinta, a cidade ultrapassou média a do mês de maio.
Edital para reforma e cessão da Gare é divulgado nesta sexta-feira
Para o fim de semana, a previsão é de tempo firme e sol. A entrada de uma massa de ar frio e seco provoca a queda na temperatura. No sábado, a mínima prevista é de 9ºC e a máxima não deve passar dos 16ºC. No domingo, os termômetros devem marcar 8ºC de mínima e 19ºC de máxima. De acordo com a Somar Meteorologia, pelo menos até a próxima quinta-feira, não deve voltar a chover na região.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
- Sábado - 9ºC / 16ºC
- Domingo - 8ºC / 19ºC
- Segunda - 6ºC / 18ºC
- Terça - 5ºC / 22ºC
- Quarta - 9ºC / 25ºC
SEXTA-FEIRA
Diferente da quinta, que teve amanhecer com tempo aberto, o dia já começou com céu nublado. Uma chuva fina chegou a cair em alguns momentos da manhã, o que não atrapalhou as pessoas que saíram às ruas, em maior número do que visto ontem, quando a chuva foi mais intensa no final da manhã. A precipitação aumentou no começo da tarde. Por volta de 12h30min, o Centro registrou uma pancada mais forte do que havia sido registrado até então nesta sexta.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Cerca foi danificada com o vento na Vila Oliveira
De acordo com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, não foram registradas ocorrências de danos pela chuva ou vento. Uma cerca caiu com o vento da manhã de quinta-feira, no campo do Paissandu, na Vila Oliveira, Bairro Passo D'Areia. O cercado, com postes de madeira, não atingiu residências. A chuva elevou o nível do Arroio Cadena, mas não causou inundações.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Nível do Arroio Cadena na manhã de sexta-feira
ÍNDICE DE CHUVA POR BAIRRO
- Lorenzi: 97,0 mm
- Patronato: 95,2 mm
- Camobi: 85,4 mm
- João Goulart: 67,2 mm
Fonte: Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)
REGIÃO
Entre as cidades com medição do Inmet, o maior acumulado da região foi registrado em São Gabriel, com 105,8 milímetros. A chuva foi constante até o final da noite e permaneceu de madrugada, mas com acumulado pequeno. Na manhã de sexta, a chuva retornou com maior intensidade. Caçapava do Sul chegou perto. Lá, a chuva chegou a 101 milímetros entre quinta e sexta.
No entanto, ambas foram superadas por Rosário do Sul. Conforme a Defesa Civil do município, foram 130 milímetros d madrugada até a noite de quinta. Só voltou a chover na metade da manhã desta sexta. Não foram registrados prejuízos pela chuva na cidade.
Paciente internado com Covid-19 recebe alta no dia do aniversário
Em Cruz Alta, a maior parte da precipitação ocorreu na madrugada e começo da manhã de sexta. O acumulado total, desde quinta, é de 86,6 milímetros. Já Tupanciretã registrou chuva mais intensa no final da noite de quinta e teve acumulado de 70,4 milímetros entre os dois dias.
As estações do Inmet em São Vicente do Sul e Santiago não apresentaram a medição.
*Colaboraram Felipe Backes, Leonardo Catto e Jaiana Garcia